FAQ - Tire suas dúvidas
SOBRE O CÂMBIO
1. O que é o câmbio?
Câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. No caso do Brasil, a operação de câmbio se caracteriza pela troca de uma moeda estrangeira pelo seu contravalor em moeda nacional.
2. O que é mercado de câmbio?
O mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes.
3. Qualquer pessoa pode comprar e vender moeda estrangeira?
Sim, desde que a outra parte na operação de câmbio seja agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio e que seja observada a regulamentação em vigor, incluindo a necessidade de respaldo documental para a realização dessas operações.
4. Quanto um viajante pode comprar em moeda estrangeira para turismo no exterior?
Não há limite de valor, desde que o viajante tenha capacidade de compra declarada em seu IR.
5. Minha empresa pode adquirir moeda estrangeira? Com qual objetivo?
Sim, com o objetivo de honrar compromissos no exterior ou aquisição de moedas para levar em viagens financiadas pela empresa.
6. O que é contrato de câmbio/boleto de câmbio?
O contrato/ boleto de câmbio é o comprovante da operação realizada, contendo todos os dados necessários para concretização da mesma, o qual deve ser assinado por ambas as partes.
7. Qual a documentação necessária para efetuar operações de câmbio?
- -> Para primeira operação PF residente no país - CPF, RG e Comprovante de endereço
- -> Para primeira operação PF não-residente no país - Passaporte ou RG (países do MERCOSUL) ou DNI (países do MERCOSUL)
- -> Para primeira operação PJ - Contrato social; aditivos; cartão de inscrição do CNPJ; CPF e RG dos sócios; procurações (se houver)
- -> Para operações seguintes - documento de identificação com foto e número do CPF
SOBRE TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
1. Meu filho está estudando no exterior e necessita receber valores para sua manutenção. Como proceder?
A pessoa no exterior deve ter uma conta corrente em seu nome no país/cidade onde deseja receber os recursos. Para enviar pela primeira vez, você deverá efetuar um cadastro em nosso site e apresentar a documentação necessária. Após aprovação do cadastro você estará apto a realizara transferência.
2. Quanto tempo é necessário para meu filho receber, no exterior, um valor enviado para sua manutenção?
Após confirmação do pagamento, de 2 a 3 dias úteis